Hoje não vou fazer aquele tradicional convite para
palestras, pelo contrário quero convida-los a fazerem uma leitura, isso mesmo,
bora exercitar um pouco nossa habilidade de compreensão e leitura? Então vamos
nessa.
Há pouco, já estava pensando em compartilhar com vocês uma
leitura que fiz há algum tempo, compreendo que final de semestre é meio
complicado, por motivos de trabalhos a serem entregues e a tensão com a chegada
das provas. Porém, fica uma dica para as férias.
O livro em questão se chama: Comunicação Empresarial no
Brasil: uma leitura crítica. Esse livro é do ano de 2005, da All Print Editora (Coleção 'Contexto de Comunicação') e a indicação foi feita para mim no semestre
passado. Como sou um adepto da leitura, logo fui atrás, e comecei a ler e
pensar em questões sociais.
Como o título já diz, é um livro basicamente voltado para o
mundo corporativo, porém, é de fácil leitura e entendimento. Ele nos
conta um pouco das questões empresariais em seus mínimos detalhes, detalhes
esses que, às vezes, deixamos passar batido, não se importando muito, acreditando
que não irá fazer alguma diferença no futuro. Mas o autor, o Wilson da Costa Bueno, nos diz ao
contrário. O livro vai tratar de questões como: Comunicação Interna, Cultura
Organizacional, Imprensa, Relacionamento com a Mídia, Responsabilidade Social,
entre outras.
O objetivo aqui é o de não dar nenhum spoiler, porém aguçar a
vontade de todos a fazerem essa leitura. Então, para ser mais claro, vou contar
um pouco sobre alguns aspectos que me fizeram pensar em determinadas causas. Por exemplo, antes de ler o livro eu sabia (ou achava que sabia) a
importância que é se pensar na sustentabilidade e o quão importante é para todos
nós essa causa. Mas lendo o livro pude notar que esse tipo de questão não é tão
simples e muitas empresas parecem não concordar com a questão social. Afinal o
que é SUSTENTABILIDADE?
Pois é, muitas das organizações podem pensar assim, e como
eu disse lá em cima, eu achava que sabia o que era, de acordo com as
informações que eu tinha, é claro. Porém o livro nos mostra a outra metade da
laranja, nos mostra o outro lado, o lado organizacional. O autor nos explica no
decorrer das páginas de uma forma muito simples o que acontece e vem
acontecendo em nosso território, e nos mostra como as organizações agem, claro
não é para ninguém se assustar também (eu acho... kkk) mas é legal, nós futuros
comunicadores entendermos os dois lados, e é isso que está presente no livro,
questões que vem lá do chão de fábrica até a cúpula.
Por isso que eu indico essa leitura para vocês. E não só
esta leitura, mas todas as que forem desse autor, o Wilson da Costa
Bueno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário