segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Vamos exercitar nossa leitura?

Fala, galera de RP, blz?

Hoje não vou fazer aquele tradicional convite para palestras, pelo contrário quero convida-los a fazerem uma leitura, isso mesmo, bora exercitar um pouco nossa habilidade de compreensão e leitura? Então vamos nessa.

Há pouco, já estava pensando em compartilhar com vocês uma leitura que fiz há algum tempo, compreendo que final de semestre é meio complicado, por motivos de trabalhos a serem entregues e a tensão com a chegada das provas. Porém, fica uma dica para as férias.

O livro em questão se chama: Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica. Esse livro é do ano de 2005, da All Print Editora (Coleção 'Contexto de Comunicação') e a indicação foi feita para mim no semestre passado. Como sou um adepto da leitura, logo fui atrás, e comecei a ler e pensar em questões sociais. 

Como o título já diz, é um livro basicamente voltado para o mundo corporativo, porém, é de fácil leitura e entendimento. Ele nos conta um pouco das questões empresariais em seus mínimos detalhes, detalhes esses que, às vezes, deixamos passar batido, não se importando muito, acreditando que não irá fazer alguma diferença no futuro. Mas o autor, o Wilson da Costa Bueno, nos diz ao contrário. O livro vai tratar de questões como: Comunicação Interna, Cultura Organizacional, Imprensa, Relacionamento com a Mídia, Responsabilidade Social, entre outras.

O objetivo aqui é o de não dar nenhum spoiler, porém aguçar a vontade de todos a fazerem essa leitura. Então, para ser mais claro, vou contar um pouco sobre alguns aspectos que me fizeram pensar em determinadas causas. Por exemplo, antes de ler o livro eu sabia (ou achava que sabia) a importância que é se pensar na sustentabilidade e o quão importante é para todos nós essa causa. Mas lendo o livro pude notar que esse tipo de questão não é tão simples e muitas empresas parecem não concordar com a questão social. Afinal o que é SUSTENTABILIDADE?

Pois é, muitas das organizações podem pensar assim, e como eu disse lá em cima, eu achava que sabia o que era, de acordo com as informações que eu tinha, é claro. Porém o livro nos mostra a outra metade da laranja, nos mostra o outro lado, o lado organizacional. O autor nos explica no decorrer das páginas de uma forma muito simples o que acontece e vem acontecendo em nosso território, e nos mostra como as organizações agem, claro não é para ninguém se assustar também (eu acho... kkk) mas é legal, nós futuros comunicadores entendermos os dois lados, e é isso que está presente no livro, questões que vem lá do chão de fábrica até a cúpula.

Por isso que eu indico essa leitura para vocês. E não só esta leitura, mas todas as que forem desse autor, o Wilson da Costa Bueno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário