segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Reputação: Discurso e ação alinhados

Olá conectados!

O século XXI trouxe, com a chamada globalização, uma série de questões com as quais as organizações – sejam elas pequenas, médias ou grandes - precisam estar atentas.

Dentre essas questões, a reputação é de extrema importância. Segundo o dicionário online Priberam, reputação é um substantivo feminino que significa uma opinião pública, favorável ou desfavorável. Ou seja, aplicado ao mundo corporativo este conceito nada mais significa do que como as organizações são vistas pelos seus stakeholders. Uma boa reputação é construída ao longo de anos a partir de discurso e ação alinhados.

A diretora executiva de comunicação da Tetra Pak, Elisa Prado, em entrevista à revista Comunicação Empresarial (Nº:90, 2014) explica: “A reputação das empresas está na mão das pessoas em geral. É preciso saber que, se você coloca uma informação na rua, são milhões de pessoas recebendo, discutindo e checando.”*

Para Ana Cláudia, diretora de comunicação e sustentabilidade da Johnson & Johnson: “As práticas para melhorar a qualidade do produto levam às práticas de responsabilidade ambiental, de tratamento adequado dos funcionários, de engajamento com a comunidade.”* O que indica que a reputação de uma organização além de ter alinhado seu discurso e suas ações, precisa considerar também as práticas sustentáveis, o tratamento igualitário de seus colaboradores e o relacionamento com a comunidade.

Os stakeholders estão cada vez mais participativos e exigentes, o que nos leva a concluir que os profissionais da área de comunicação – especialmente os relações-públicas, têm novos desafios e novas metas a serem superadas para a construção de uma reputação sólida, favorável e positiva.


*Confira a matéria na íntegra no site: http://www.flip3d.com.br/web/pub/aberje/?numero=90






Um comentário:

  1. Boa tarde a todos....... Parabéns Bruna de Medeiros............ vc esta formando em mim com seus textos um conceito muito bom....... uma reputação associada a inteligência e simplicidade, que nos aguça a vontade de conhecer tudo sobre o tema.

    Hugo Machado

    ResponderExcluir