O século XXI trouxe, com a chamada globalização, uma série
de questões com as quais as organizações – sejam elas pequenas, médias ou
grandes - precisam estar atentas.
Dentre essas questões, a reputação é de extrema importância. Segundo o dicionário online Priberam,
reputação é um substantivo feminino que significa uma opinião pública,
favorável ou desfavorável. Ou seja, aplicado ao mundo corporativo este conceito
nada mais significa do que como as organizações são vistas pelos seus stakeholders. Uma boa reputação é construída
ao longo de anos a partir de discurso e ação alinhados.
A diretora executiva de comunicação da Tetra Pak, Elisa Prado, em entrevista à revista Comunicação Empresarial (Nº:90, 2014) explica:
“A reputação das
empresas está na mão das pessoas em geral. É preciso saber que, se você coloca
uma informação na rua, são milhões de pessoas recebendo, discutindo e checando.”*
Para Ana
Cláudia, diretora de comunicação
e sustentabilidade da Johnson & Johnson: “As práticas para melhorar a qualidade do produto levam
às práticas de responsabilidade ambiental, de tratamento adequado dos
funcionários, de engajamento com a comunidade.”* O que indica que a reputação
de uma organização além de ter alinhado seu discurso e suas ações, precisa
considerar também as práticas sustentáveis, o tratamento igualitário de seus
colaboradores e o relacionamento com a comunidade.
Os stakeholders estão cada vez mais participativos e exigentes, o que nos leva a concluir que os profissionais da área de comunicação – especialmente os relações-públicas, têm novos desafios e novas metas a serem superadas para a construção de uma reputação sólida, favorável e positiva.
Os stakeholders estão cada vez mais participativos e exigentes, o que nos leva a concluir que os profissionais da área de comunicação – especialmente os relações-públicas, têm novos desafios e novas metas a serem superadas para a construção de uma reputação sólida, favorável e positiva.
Boa tarde a todos....... Parabéns Bruna de Medeiros............ vc esta formando em mim com seus textos um conceito muito bom....... uma reputação associada a inteligência e simplicidade, que nos aguça a vontade de conhecer tudo sobre o tema.
ResponderExcluirHugo Machado