segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Management 3.0: O futuro da gestão corporativa




Olá conectados!

Já ouviram falar de Management 3.0?

Trata-se de um conceito que propõe aprimorar a forma de gestão dentro das organizações.

O mundo corporativo está em constante transformação desde que a globalização invadiu também – e principalmente, o ambiente interno das organizações exigindo que aperfeiçoassem tanto suas políticas administrativas quanto a forma com que colocariam em prática os novos modelos de gestão.

O Management 3.0 - termo criado por Jurgen Appelo e inicialmente utilizado pela indústria de TI para desenvolver métodos que aceleram e aprimoram o desenvolvimento de softwares - chegou ao mundo corporativo com o intuito de reestruturar e melhorar a gestão a fim de tornar uma organização um ambiente mais energizado e consequentemente mais produtivo.

Para Rafael Cichini - CEO da Just Digital, cada vez mais os colaboradores querem participar e serem reconhecidos dentro da organização. Rafael lista quais são os dez mandamentos, no seu ponto de vista, para que o modelo de gestão Management 3.0 funcione:

Dividir as decisões: os colaboradores precisam ser envolvidos e estimulados a darem opiniões;

Aplicar nos valores da empresa: a cultura ágil precisa estar enraizada na cultura da companhia;

Compartilhar o conhecimento: trocar experiências e estimular o compartilhamento;

Motivar os colaboradores: fazer com que os profissionais estejam envolvidos na cultura corporativa e sintam-se confortáveis com os processos existentes;

Envolver os clientes: espalhar a cultura ágil para que todos conheçam seu modelo de gestão diferenciado;

Socializar as equipes: promover a socialização de equipes, estimulando conversas e interação;

Dar feedback quando pedido: dar feedback aos colaboradores para que saibam como estão se saindo na empresa;

Fazer uma estrutura horizontal: não criar divisões nem limitações, mostrar que cada um é importante para o sucesso da organização;

Focar a vida social: incentivar a vida social para que o colaborador trabalhe com mais prazer.

Não há um modelo predefinido para o Management 3.0, ele é uma forma de pensar a “nova” gestão, tarefa muito bem desempenhada pelo profissional de Relações Públicas já que ele compreende e interage com todos os públicos envolvidos, direta ou indiretamente, numa organização. Portanto, fica a critério de cada organização pensar na melhor maneira de aperfeiçoamento, levando sempre em conta a participação e motivação dos seus colaboradores.

Boa semana!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Parabéns mais uma vez............. seu texto é suave e interessante......... vc apresenta o tema de forma inteligente...........dá vontade de saber mais sobre o assunto...........

    Hugo Machado

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    1. Obrigada!

      O intuito é realmente este; apresentar os temas com linguagem de fácil compreensão e instigar o leitor a querer saber mais... sempre mais.

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