Olá
conectados!
Já ouviram
falar de Management 3.0?
Trata-se de
um conceito que propõe aprimorar a forma de gestão dentro das organizações.
O mundo
corporativo está em constante transformação desde que a globalização invadiu
também – e principalmente, o ambiente interno das organizações exigindo que aperfeiçoassem
tanto suas políticas administrativas quanto a forma com que colocariam em
prática os novos modelos de gestão.
O Management 3.0 - termo criado por Jurgen Appelo e inicialmente utilizado
pela indústria de TI para desenvolver métodos que aceleram e aprimoram o
desenvolvimento de softwares - chegou ao mundo corporativo com o intuito de
reestruturar e melhorar a gestão a fim de tornar uma organização um ambiente
mais energizado e consequentemente mais produtivo.
Para Rafael Cichini - CEO da Just Digital, cada vez mais os
colaboradores querem participar e serem reconhecidos dentro da organização.
Rafael lista quais são os dez mandamentos, no seu ponto de vista, para que o
modelo de gestão Management 3.0
funcione:
Dividir
as decisões: os
colaboradores precisam ser envolvidos e estimulados a darem opiniões;
Aplicar
nos valores da empresa:
a cultura ágil precisa estar enraizada na cultura da companhia;
Compartilhar
o conhecimento:
trocar experiências e estimular o compartilhamento;
Motivar
os colaboradores:
fazer com que os profissionais estejam envolvidos na cultura corporativa e
sintam-se confortáveis com os processos existentes;
Envolver
os clientes: espalhar
a cultura ágil para que todos conheçam seu modelo de gestão diferenciado;
Socializar
as equipes: promover
a socialização de equipes, estimulando conversas e interação;
Dar
feedback quando pedido:
dar feedback aos colaboradores para que saibam como estão se saindo na empresa;
Fazer
uma estrutura horizontal:
não criar divisões nem limitações, mostrar que cada um é importante para o
sucesso da organização;
Focar
a vida social:
incentivar a vida social para que o colaborador trabalhe com mais prazer.
Não há um
modelo predefinido para o Management 3.0,
ele é uma forma de pensar a “nova”
gestão, tarefa muito bem desempenhada pelo profissional de Relações
Públicas já que ele compreende e interage com todos os públicos envolvidos, direta ou indiretamente, numa
organização. Portanto, fica a critério de cada organização pensar na melhor
maneira de aperfeiçoamento, levando sempre em conta a participação e motivação
dos seus colaboradores.
Boa semana!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns mais uma vez............. seu texto é suave e interessante......... vc apresenta o tema de forma inteligente...........dá vontade de saber mais sobre o assunto...........
ResponderExcluirHugo Machado
Obrigada!
ExcluirO intuito é realmente este; apresentar os temas com linguagem de fácil compreensão e instigar o leitor a querer saber mais... sempre mais.