Olá conectados!
Uma das semanas mais atormentadoras da vida dos
universitários – depois da semana de apresentação do TCC, é claro, é a de
provas finais. É uma semana cheia de turbulências e muitas provações (sim, é exatamente
o que pensamos, rs), como todos nós sabemos de cor e salteado já que
vivenciamos isso pelo menos uma vez por semestre.
Diante do exposto, nada como sentir-se seguro e
confiante no dia da prova. Pensando nisso e numa possível probabilidade de, em
algum momento da sua vida acadêmica, especialmente numa questão de prova, você
se deparar com assuntos que ainda confundem até as maiores e mais reconhecidas
mídias, hoje tentaremos esclarecer para você o que, de fato, é o lobby.
A atividade de lobby ainda é muito confundida e utilizada, erroneamente, inclusive pelas grandes mídias, como uma prática de suborno e corrupção.
No Estados Unidos o lobby foi reconhecido como profissão e regulamentado depois de alguns escândalos envolvendo essas práticas. Em resposta, o país passou a disciplinar a atividade e regulamentou a profissão em 1946 tornando obrigatório o registro dos lobistas em um cadastro nacional.
No Brasil, a profissão não é regulamentada e, talvez por isso também, seja vista com maus olhos e rejeitada pelos interlocutores dos noticiários a respeito de “lobistas que não o são”. Voltando à matéria do site, é possível definir mais restritamente o lobby como “a defesa de interesses junto a membros do poder público que tomam decisões” (Mancuso & Gozetto, 2013).
Logo, a atividade de lobby não está ligada à corrupção e ao suborno e é preciso de um bom plano de comunicação estratégica para transformar as mentes que mantém essa ideia ultrapassada e difundir o real sentido da atividade que está ligado à ética e à transparência nas relações junto ao governo. E esse tipo de trabalho, desculpem a franqueza, só um bom profissional de Relações Públicas poderá desenvolver, além da própria atividade de lobby.
"Lobbying é toda atividade organizada, exercida dentro da lei e da ética, por um grupo de interesse definidos e legítimos, com objetivo de ser ouvido pelo poder público, para informá-lo, e dele obter determinadas medidas, decisões ou atitudes".(FARHAT, 2007).
Confira a matéria sobre lobby - e ainda a diferença do conceito advocacy, na íntegra acessando o link: http://www.aberje.com.br/acervo_colunas_ver.asp?ID_COLUNA=1644&ID_COLUNISTA=120
Olá Bruna de Medeiros, continuo assíduo em seu post, e vc continua oferecerendo temas interessantes e nos mostrando de forma simples e inteligente que o Lobbyng, é lícito, moral e até necessário, e que o Profissional de Comunicação é o profissional mais preparado para exerce-lo.
ResponderExcluirParabéns pelo texto.
Hugo Machado