segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Lobby: a transparência nas relações governamentais

Olá conectados!

Uma das semanas mais atormentadoras da vida dos universitários – depois da semana de apresentação do TCC, é claro, é a de provas finais. É uma semana cheia de turbulências e muitas provações (sim, é exatamente o que pensamos, rs), como todos nós sabemos de cor e salteado já que vivenciamos isso pelo menos uma vez por semestre.

Diante do exposto, nada como sentir-se seguro e confiante no dia da prova. Pensando nisso e numa possível probabilidade de, em algum momento da sua vida acadêmica, especialmente numa questão de prova, você se deparar com assuntos que ainda confundem até as maiores e mais reconhecidas mídias, hoje tentaremos esclarecer para você o que, de fato, é o lobby.

O lobby é uma atividade ligada à área de relações governamentais. Uma matéria publicada em Outubro deste ano no site da Aberje sobre o assunto esclarece que: “lobby é definido como uma atividade realizada por grupos de interesse com o objetivo de influenciar a política vigente ou moldar políticas futuras a favor do grupo, por meio da interação direta ou indireta com os tomadores de decisão.”

A atividade de lobby ainda é muito confundida e utilizada, erroneamente, inclusive pelas grandes mídias, como uma prática de suborno e corrupção.

No Estados Unidos o lobby foi reconhecido como profissão e regulamentado depois de alguns escândalos envolvendo essas práticas. Em resposta, o país passou a disciplinar a atividade e regulamentou a profissão em 1946 tornando obrigatório o registro dos lobistas em um cadastro nacional.


No Brasil, a profissão não é regulamentada e, talvez por isso também, seja vista com maus olhos e rejeitada pelos interlocutores dos noticiários a respeito de “lobistas que não o são”. Voltando à matéria do site, é possível definir mais restritamente o lobby como “a defesa de interesses junto a membros do poder público que tomam decisões” (Mancuso & Gozetto, 2013).

Logo, a atividade de lobby não está ligada à corrupção e ao suborno e é preciso de um bom plano de comunicação estratégica para transformar as mentes que mantém essa ideia ultrapassada e difundir o real sentido da atividade que está ligado à ética e à transparência nas relações junto ao governo. E esse tipo de trabalho, desculpem a franqueza, só um bom profissional de Relações Públicas poderá desenvolver, além da própria atividade de lobby.




"Lobbying é toda atividade organizada, exercida dentro da lei e da ética, por um grupo de interesse definidos e legítimos, com objetivo de ser ouvido pelo poder público, para informá-lo, e dele obter determinadas medidas, decisões ou atitudes".(FARHAT, 2007).



Confira a matéria sobre lobby - e ainda a diferença do conceito advocacy, na íntegra acessando o link: http://www.aberje.com.br/acervo_colunas_ver.asp?ID_COLUNA=1644&ID_COLUNISTA=120


Um comentário:

  1. Olá Bruna de Medeiros, continuo assíduo em seu post, e vc continua oferecerendo temas interessantes e nos mostrando de forma simples e inteligente que o Lobbyng, é lícito, moral e até necessário, e que o Profissional de Comunicação é o profissional mais preparado para exerce-lo.
    Parabéns pelo texto.
    Hugo Machado

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